Economizar na gestão do seu negócio é um dos principais elementos competitivos da atualidade. O aumento da concorrência, alinhado com um elevado nível de exigência dos clientes, faz com que as margens sejam reduzidas e as empresas precisem buscar por caminhos mais econômicos em suas operações.

Pensando nisso, hoje vamos falar sobre como economizar na gestão do seu negócio e abrir as portas para uma organização mais eficiente e rentável.

Revise Seus Processos

Uma das estratégias clássicas e mais efetivas na hora de economizar na gestão do seu negócio é a revisão de processos. Desde os primórdios da administração, em que a grande preocupação estava nos tempos e movimentos, é de grande importância que se defina racionalmente a forma pela qual as atividades são desenvolvidas.

Aqui diversos caminhos são válidos, desde a realização de benchmarkings, até a contratação de um especialista para a função. O importante é desenvolver esse trabalho constantemente e sempre avaliar os resultados obtidos.

Trabalhe Parcerias

Outro aspecto essencial para quem buscar gerar economia em seu negócio, mas que é muitas vezes subestimado, são as parcerias estratégicas. As relações tradicionais com fornecedores, distribuidores, órgãos públicos, clientes e até mesmo concorrentes, nem sempre são as mais lucrativas.

As “regras” que moldam essas interfaces, muitas vezes oneram as atividades para os dois lados, criando cenários onde todos perdem. Pensando fora da caixa seu negócio pode ampliar as possibilidades e encontrar formas mais econômicas de conduzir negociações e fechar contratos.

Os exemplos para isso são diversos e dependerão fortemente do segmento a que você se dedica. Alguns casos que podem ilustrar a questão são:

  • Contratos de fornecimento exclusivo, em substituição a orçamentos pontuais, gerando grandes economias de escala;
  • Compartilhamento de infraestrutura, reduzindo gastos de cada negócio e aumentando a proximidade;
  • Indicação de serviços e produtos complementares de outras empresas a clientes, aumentando as possibilidades de venda.

Intensifique a Gestão Financeira

Se você quer gerar economia na gestão do seu negócio, foque no controle financeiro. Ele constitui a forma mais clara de você identificar por onde o dinheiro sai e, consequentemente, quais setores e atividades merecem sua atenção. Ainda que pareça óbvio, muitas empresas pecam nesse aspecto.

Não basta apenas apurar as informações, é preciso que você desenvolva mecanismos que possibilitem a investigação e tratamento de casos que caracterizem “perdas” financeiras. Por mais que isso dê trabalho e seja algo recorrente, lembre-se que a saúde do seu negócio pode ser medida em cifras.

Trabalhe com Indicadores

Não é funcional que a análise do seu negócio sempre dependa de avaliações detalhadas. Isso toma tempo, é difícil de medir e nem sempre provoca o resultado esperado. Dessa maneira, um dos caminhos que podem trazer efetividade e economizar tempo são os indicadores.

Eles sintetizam o funcionamento de sua empresa e refletem diversas informações de interesse. A partir deles você define objetivamente onde precisa se concentrar e direciona sua equipe para a análise detalhada do que pode gerar economia na gestão organizacional.

Invista em Tecnologia

Nossa última dica se refere ao investimento em tecnologia. Esse é um dos principais fatores competitivos da atualidade e, com certeza, se tornará ainda mais determinante nos próximos anos.

O software de gestão empresarial (ERP) certo pode mudar seu contexto de negócio e criar formas de economia que seriam impensáveis utilizando os caminhos tradicionais.

Todos os pontos apresentados aqui poderiam ser facilitados com a utilização da tecnologia, além de muitos outros, como a comunicação interna , a gestão de pessoas e a centralização das informações. Essa, sem dúvidas, constitui nossa principal dica de hoje.

Economizar na Gestão: Questão de Sobrevivência

Reduzir gastos na gestão da sua empresa, independentemente do porte dela, irá determinar a sua sobrevivência. Não se trata apenas de obter mais lucro, mas de se manter competitivo em um mercado cada vez mais imprevisível.

Dessa maneira, é importante fazer com que sua equipe, especialmente suas lideranças, respire a melhoria contínua das atividades. Não se trata de algo construído de cima para baixo, mas por cada integrante do negócio no dia a dia da gestão.

Leve esse assunto a sério e envolva todos na construção de uma organização mais econômica. Ainda que seja difícil mudar a cultura no princípio, no longo prazo você só tem a ganhar.

Leia também: A importância da tecnologia para sua gestão

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *