No mundo globalizado e corporativo em que vivemos, o bem maior de uma organização é o seu capital humano.

O investimento principal de uma organização deve ser o de capacitar a equipe de trabalho, pois a partir desta empreitada se consegue estimular quer individual ou coletivo e despertar o talento  individual para formar uma equipe motivada e capacitada.

Muito se houve falar em palestra, curso e workshop como sugestões de eventos para promover empresas e acima de tudo para motivar e capacitar os colaboradores.

Mas, você sabe quais os tipos e características das diversas formas de capacitação?

No nosso post explicaremos qual a diferença entre palestra, curso e workshop com o objetivo de ajudar você a fazer a melhor escolha. Leia mais!

Palestra

Toda palestra tem um tema a ser abordado e o objetivo geral da mesma é mostrar ou ensinar o público presente de forma resumida sobre o assunto proposto.

O tema pode ser direcionado para algum assunto em específico ou pode ter um contexto mais geral.

As palestras têm curta duração, algumas levam minutos, mas geralmente tem no máximo uma hora e meia à duas horas.

Pelo tempo ser limitado e menor, as palestras não entram nos detalhes ou nos aprofundamentos do assunto apresentado, ela tem por intuito informar, como já falamos, resumidamente sobre o tema e instigar no público a curiosidade para ir atrás de mais informações.

Geralmente não há interação com o público, ficando somente para o final um curto espaço de tempo para perguntas e respostas.

As palestras tendem a ser motivacionais e são excelentes e rápidas oportunidades para você levar o estímulo a sua equipe profissional.

Curso

O curso tem como meta treinar ou capacitar a pessoa. É ministrado por um professor ou por um especialista no assunto.

Geralmente quem participa de um curso está disposto a aprender de forma mais detalhada um tema ou um assunto específico.

Tem metodologia e é teórico, chegando algumas vezes a ter também uma curta prática.

A duração depende do formato, pois existem vários tipos de cursos e entre eles podemos citar: o curso de capacitação e formação e o curso de reciclagem ou aperfeiçoamento.

Investir em curso é sempre uma boa opção, uma vez que se está capacitando o profissional para aperfeiçoar o seu potencial e aplicar na empresa.

Workshop

O conceito de workshop é muito confundido com o de curso. Muita gente não sabe distinguir e alguns até afirmam que ambos são a mesma coisa.

Evidente que no workshop existe uma parte teórica, ou seja, a explicação e orientação a respeito do tema, mas o diferencial está na participação.

No workshop o aprendizado se dá a partir da interação, as pessoas presentes aprendem praticando.

Um dos diferenciais do workshop é o dinamismo e o compartilhamento das informações entre os participantes.

A duração é curta, geralmente em um mesmo dia. Variando entre 4 a 8 horas.

Uma informação legal é que dependendo da proposta o workshop pode ter mais de um palestrante ou coordenador.

Capacitar e informar

Agora que você já sabe as diferenças entre palestra, curso e workshop ficou mais fácil para decidir qual tipo de evento fazer na sua empresa para seus funcionários.

Independente do evento que você escolher fazer, o importante é focar no objetivo do mesmo.

E o objetivo deve ser sempre investir no seu funcionário, visando a melhora e a capacitação individual e consequentemente a formação de um time mais forte.

Compartilhe nosso post com um amigo.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *